Sistema de Combate a Incêndio

A HIDROLUZ oferece a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas hidráulicos e elétricos de combate a incêndio, abrangendo tubulações, comandos elétricos, bombas e demais itens que compõem o sistema, atendendo condomínios residenciais ou comerciais, novos ou antigos, além de indústrias, shopping centers, hospitais, hotéis, etc.

Os sistemas de combate a incêndio podem ser compostos por tubulações, sprinklers (chuveiro automático) ou hidrantes (mangueiras com engate rápido).

Os sistemas compostos por sprinklers são pressurizados e acionados automaticamente quando ocorre o aumento da temperatura causado pelas chamas. Neste caso, os equipamentos são acionados automaticamente. Rompe-se uma ampola de mercúrio fazendo a abertura do chuveiro e, assim, evitando a propagação do fogo.

Os sistemas compostos por hidrantes (mangueiras) podem ser pressurizados ou não e ficam localizados nos corredores ou locais de fácil acesso para serem manuseados pela brigada de combate a incêndio da edificação ou pelo próprio Corpo de Bombeiros, em caso de emergência. Quando devidamente pressurizado, o sistema é acionado automaticamente quando da abertura dos registros das mangueiras.

A manutenção e a verificação periódica é fundamental e tem como finalidade checar o funcionamento dos componentes envolvidos nos sistemas, tais como bombas, pressostatos, tanques de pressão, válvulas, manômetros, componentes elétricos, entre outros.

O Decreto-Lei Nº 897 de 21 de Setembro de 1976 dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico e estabelece responsabilidade civil ou criminal ao Síndico ou Administrador quanto às condições de segurança contra incêndio da edificação, caso a manutenção periódica não seja realizada anualmente.

Para tanto, a edificação deve possuir os seguintes documentos:

  • Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico aprovado pelo Corpo de Bombeiros posterior a 1976;
  • Laudo de Exigência do Corpo de Bombeiros
  • Certificado de Aprovação atualizado (renovação a cada dois anos) lei municipal 1.384 de 10/05/83.
  • Certificado de responsabilidade e Garantia dos equipamentos de segurança contra incêndio de firma credenciada no Corpo de Bombeiros (validade de 1 ano: manutenção anual).

Prédios construídos antes de 1976

Os prédios construídos antes de 1976 não estão isentos de possuírem tais documentos, porem sofrerão tratamento especial quanto às exigências comprovadamente inexequíveis, na análise do projeto de adequação.

12

Certificação

  • A HIDROLUZ é certificada pelo Corpo de Bombeiros para realizar a manutenção preventiva e corretiva sob o registro 02-186, somente empresas certificadas estão autorizadas a realizar este tipo de serviço, sob pena de multa.