agosto 21 2017
Sistema de duplo reuso de agua

Professor cria sistema sustentável de duplo reuso de água

Que tal economizar no consumo de água de forma sustentável? O professor da USP Eduardo Simões desenvolveu e instalou em sua casa um sistema inteligente de automação residencial para aproveitar a água de chuva.

O sistema é fruto de uma combinação de projetos de iniciação científica de mais de 10 alunos de graduação que ele supervisionou e tem como principal inovação o duplo reuso: a água coletada da chuva é utilizada na banheira e, posteriormente, para irrigação do jardim. “Ele utiliza calhas coletoras da água da chuva nos beirais do telhado, sistema de filtração, cisterna subterrânea de 5 mil litros para armazenamento e uma bomba elétrica para elevar a água até a caixa d’água do telhado. A partir daí, a água é distribuída para descarga nas privadas, e para várias torneiras no jardim, na lavanderia, entre outros pontos da casa. Dá até mesmo para encher a banheira com a água da chuva”, esclarece Eduardo Simões.

O sistema possui um computador central conectado a vários microcontroladores Arduino e uma câmera. “A câmera coleta imagens do gramado, que são analisadas por uma rede neural artificial embarcada, a qual detecta quais as regiões que precisam ser molhadas pela tonalidade do verde. Os Arduinos, espalhados em diversos pontos estratégicos do jardim, para coletar dados dos sensores de umidade e controlar os motores dos sprinklers, verificam a umidade e a decisão de irrigar ou não o gramado é tomada”, explica Eduardo Simões.

 

Curtiu? Clique aqui e veja a matéria na íntegra.

Fonte: Revista Encontro