bg-b1b1-p1img1-b1b2-p2btn-b1txt2-b1
bg-b2novidade-b2tit1-b2check1check2btn-b2

Medição Individual de Água com hidrômetros

A Medição Individualizada de Água consiste na instalação de hidrômetros capazes de medir individualmente com precisão o consumo de água de cada unidade, em prédios residenciais e comerciais.

Por que implantar?

Há diversas e fortíssimas razões para a implantação da Medição Individualizada de Água com hidrômetros residenciai, tais como:

  • Economia de água:  Entre os condomínios em que implantamos e também os que a mídia divulga, há uma redução entre 25% e 60% no valor total da conta de água.
  • Justiça na cobrança: Cada condômino passa a pagar pelo seu consumo de água e não mais pelo tamanho de sua unidade.
  • Consciência e mudança de hábito: Os condôminos passam  a ter consciência do seu consumo em relação aos seus hábitos diários, possibilitando mudança para hábitos mais saudáveis.
  • Preservação: Ao terem maior consciência do consumo e economia de água, contribuem para a preservação deste bem imprescindível à vida.
  • Valorização: Há uma valorização do imóvel de 5%, em média, segundo órgãos competentes.

Mais de 30 mil hidrômetros instalados!
Mais de 300 Condomínios sob gestão da Hidroluz!

É possível instalar em condomínios antigos?

A tecnologia desenvolvida pela Hidroluz permite a instalação da Medição Individualizada de Água em prédios novos e antigos.

Em prédios antigos, há o benefício extra de modernização da rede hidráulica, adequando o condomínio ao novo modelo hidráulico preparado para medição individual de água. Esta solução implica em diversos benefícios, tais como: qualidade da água sem resíduos de ferrugem na entrada da unidade (para o caso de tubulação de ferro galvanizado); redução de custos de manutenção hidráulica; garantia de 6 anos fornecida por uma empresa com mais de 50 anos no mercado.

Hidrômetros

A HIDROLUZ é certificada e autorizada pela DIEHL METERING para fornecer, instalar, prestar assistência técnica e efetuar leitura por rádio-frequência e via GPRS, possuindo software e equipamentos originais adquiridos da fábrica.

A DIEHL METERING é líder mundial em medição por radiofrequência. Em sua fábrica no Brasil, tem um Posto Avançado do INMETRO que afere e homologa individualmente cada medidor, garantindo a precisão de medição.

Há três opções de hidrômetros oferecidos: Aquarius (Unijato), Altair (Volumétrico) e Hydrus (Ultrassônico).

AQUARIUS é um medidor de água unijato, projetado para a medição do consumo de água quente ou fria em residências. É um medidor modular ao qual pode ser acoplado um emissor de pulso por radiofrequência.

Este medidor tem aprovação no INMETRO, atendendo as classes metrológicas B na posição horizontal e A na posição vertical, únicas posições em que devem ser instalados.

O medidor ALTAIR é do tipo volumétrico, caracterizado por sua versatilidade, precisão e grande câmara interna. Tem aprovação no INMETRO com classe  metrológica C, podendo ser instalado em qualquer posição, inclusive com o visor para baixo. É um medidor modular ao qual pode ser acoplado um emissor de pulso por radiofrequência.

O medidor HYDRUS é um medidor de água ultrassônico estático para medição e registro precisos. Representa a mais alta tecnologia e precisão em medição de água existente no mundo, com desempenho superior aos requisitos da classe metrológica D. Possui emissor de pulso por radiofrequência embutido e possui baixíssima perda de carga.

Aquarius Hidrus - Copia

Transmissão por radiofrequência

Aos medidores são acoplados um Rádio Transmissor IZAR RCI, que transmite a cada 8 segundos a leitura do medidor via conexão unidirecional com as seguintes características:

Radiofrequencia Hidrometro
  • Homologado pela ANATEL;
  • Frequência 434MHZ que não causa e não sofre interferência, por exemplo, de rede celular no Brasil;
  • Sem fio ou cabo e com bateria de 15anos de vida útil;
  • Informa alarmes de vazamentos, fraude, inversão, etc.

Funcionamento

Um hidrômetro é instalado com RT (Rádio Transmissão), após o registro de entrada da água de cada apartamento. Mensalmente, os dados de consumo são transferidos remotamente para central de processamento que irá elaborar o relatório digitalizado da gestão do consumo de água de cada apartamento e o consumo proporcional da área comum. Os dados são valorados segundo o sistema de tarifação da concessionária local (CEDAE) e o relatório é enviado para o Síndico e para a Administradora, que repassará as informações para a boleta mensal de cobrança do condomínio.

Para prédios já preparados para a medição individualizada de água, é realizada apenas a instalação dos hidrômetros com os radiotransmissores nos pontos destinados pelo projeto.

Caso o prédio não tenha projeto hidráulico preparado para a medição, com a instalação de um hidrômetro externamente à unidade, há a necessidade de adequar a rede hidráulica de acordo com o novo conceito hidráulico preparado para medição individual de água. Esta solução coloca o condomínio em mesma condição que os novos prédios são entregues e está de acordo com a Lei Municipal, que obrigou todos os projetos a serem preparados para medição para concessão de habite-se.

Há casos ainda que é possível a instalação de hidrômetros no interior de cada unidade; porém, esta opção nem sempre é possível e, na nossa concepção, não é a mais recomendada na maioria dos casos.

VANTAGENS DA INSTALAÇÃO DE NOVA REDE HIDRÁULICA PREPARADA PARA MEDIÇÃO INDIVIDUAL DE ÁGUA

  • Investimento resguardado em instalação definitiva. Nova rede hidráulica de acordo com padrão para Medição Individualizada de Água e com a Lei Municipal.
  • No longo prazo melhor relação investimento x retorno.
  • Nova rede hidráulica desde o barrilete superior/inferior com garantia de 6 anos.
  • Redução custo de manutenção devido a nova rede hidráulica.
  • Hidrômetros localizados externamente às unidades, facilitando acesso à manutenção futura e não afeta a estética no acabamento interno das unidades em caso de instalação interna.
  • Maior facilidade do próprio condômino controlar seu consumo de água: apenas um hidrômetro e facilmente visível;
  • Acaba o problema de fechamento de colunas para manutenção hidráulica, pois, não haverá mais colunas;
  • Permite ser fechada a água de toda unidade para viagem ou por outro motivo;
  • Mínimo de transtorno na instalação:

É importante ressaltar que o sistema hidráulico é vital para os condôminos. As alterações devem ser executadas exatamente de acordo com projetos bem estudados e realizados por empresas capacitadas, estruturadas e com experiência comprovada na execução, e que oferecem toda a segurança futura e garantia, pois permanecerão para toda a existência da edificação.

Nossos projetos são de acordo com o ProAcqua – Programa de Qualidade e Produtividade dos Sistemas de Medição Individualizada de Água criado pelo Cediplac-SP – Centro de Desenvolvimento e Documentação da Habilitação e Infra-Estrutura Urbana.

Realizamos estudos sem compromisso, indicando a solução mais viável, com base no perfil do condomínio.

Por que contratar a Hidroluz

  1. Empresa com experiência comprovada em Sistemas Hidráulicos desde 1963, localizada no Rio de Janeiro.
  2. Corpo técnico próprio, treinado e capacitado em nosso Centro de Treinamento.
  3. Experiência em instalação de mais de 35 mil hidrômetros com radiofreqüência.
  4. Experiência em leitura e gestão do consumo de água em mais de 400 Condomínios.
  5. Certificada e autorizada pelo Grupo Diehl Metering, com software e equipamentos originais.
  6. Segurança nos dados com integração direta com banco de dados da administradora de imóveis.
  7. Diversos métodos de cálculo para rateio do valor da conta. Justiça no rateio de valores.
  8. Relatórios extras de consumo fora da média, alarmes, consumos médios comparativos, etc.
  9. Portal do condômino com médias históricas de consumo/valor por apartamento.